Caminhamento Elétrico

A Geofísica trata-se de uma ciência que aplica princípios da Física para fins de investigação da subsuperfície, através de métodos indiretos, comumente realizados na superfície do terreno, baseada nas propriedades físicas das rochas contidas no interior da Terra.

Dentre os mais variados métodos empregados, a Eletrorresistividade consiste em uma técnica de investigação horizontal ou vertical, através da aplicação de correntes elétricas artificiais com a utilização de eletrodos, com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente.

Esse método baseou-se no estudo do potencial elétrico tanto dos campos elétricos naturais, existentes na crosta terrestre, como dos campos artificialmente provocados. A partir das medições do potencial elétrico na superfície foi possível determinar no subsolo, a existência dos corpos minerais e reconhecer estruturas geológicas.

Para mapear o topo rochoso na área estudada e possíveis anomalias que representem e/ou signifiquem as plumas de contaminações, foram realizadas investigações geofísicas através do método de Eletrorrestividade, sendo executados Caminhamentos Elétricos e Sondagens Elétricas Verticais (Sev’s) na área de interesse.